- Área: 200 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Gianluca Gelmini
Torre del Borgo é um dos edifícios fortificados mais conhecidos da história de Bergamo. A potente e precisa qualidade das muralhas medievais, a integridade da estrutura fortificada e a posição central na cidade dão a este artefato o mais completo sentido de monumento.
O projeto de restauração abordou diferentes aspectos de conservação, uso e valor do edifício: a instabilidade estrutural dos muros e pisos, a falta de um sistema de conexão adequado entre os diferentes níveis, a ausência total de redes, a degradação e a precariedade das fachadas de pedra internas e externas, a falta de janelas e acabamentos adequados nos interiores, pisos e muros.
A obra foi desenvolvida perseguindo um objetivo duplo. Primeiro, identificar os problemas de degradação. Segundo, oferecer uma reinterpretação arquitetônica e funcional do projeto. O projeto foi desenhado para ser realizado em dois lotes funcionais e em movimento. Com a realização do primeiro lote, as quatro salas da torre central e os espaços no novo edifício C - destinados a serviços e distribuição - se tornaram acessíveis.
Uma importante intervenção é sem dúvida a inclusão do novo sistema de rampas e passarelas, realizado em sua totalidade com uma estrutura de ferro que é articulada entre os espaços da torre central e o novo edifício, conectando os diferentes níveis do complexo.
O segundo lote incluirá a remodelação do espaço público na Praça do Borgo com a criação de uma grande área coberta e protegida da rodovia, em direta continuidade com o novo pavimento da praça. Com a finalização do projeto de restauração, Torre del Borgo poderá acolher a Biblioteca Pública de Villa d'Adda.